(11) 4330-5977 (11) 4330-8179

PUBLICAÇÕES

Mulheres na advocacia já são maioria!

30 de abril de 2021
Nenhum comentário

Advogada no tribunal

Segundo os dados do Conselho Federal da OAB, pela primeira vez na história, o número de advogadas já supera o número de advogados na advocacia brasileira.

Na última atualização feita pelo conselho -que apresenta números totais e por estado-, apurou-se 610.369 advogadas e 610.207 advogados. Após a aprovação da proposta de paridade de gênero nas eleições da OAB, de autoria da advogada e conselheira da OAB-GO, Valentina Jungmann, tais números foram alcançados dentro de alguns meses.

Nas palavras da advogada, em entrevista concedida ao Consultor Jurídico (Conjur), “apesar de a OAB ser considerada um sistema presidencialista, nós não temos uma advogada presidente das seccionais em nenhuma das 27 seccionais, e o mais interessante é que se nós olharmos essa história de 90 anos, nós só tivermos nas 27 seccionais apenas dez presidentes de seccionais eleitas”.

Nas seccionais da OAB da Bahia, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo, as mulheres são maioria. A maior diferença se dá na seccional da OAB no Rio de Janeiro, que conta com 75.412 advogadas e 70.695 advogados.

Fontes: Conjur e https://bit.ly/3gORW47

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*